| Hamilton e Button, que lideraram os treinos livres, ficaram na segunda e quarta colocação |
O alemão Sebastian Vettel continua fazendo história na Fórmula 1. Neste sábado, em Abu Dhabi, ele igualou o recorde de pole positions na mesma temporada, do britânico Nigel Mansell, campeão em 1992. Em 14 oportunidades em 2011, o bicampeão colocou a sua Red Bull à frente de todos nos treinos classificatórios.
Vettel, que marcou o impressionante tempo de 1min38s481, protagonizou uma grande briga pela ponta com o Lewis Hamilton, da McLaren. Até a última volta, o britânico liderava com pouquíssima diferença, mas o melhor piloto dos últimos dois anos provou porque é tão soberano na categoria. Jenson Button largará em terceiro.
Hamilton começou o Q1 com tudo e logo conseguiu cravar a melhor marca. Mark Webber, Jenson Button e o próprio Vettel mantinham-se em sua cola, enquanto Nico Rosberg novamente aparecia entre os primeiros com a sua Mercedes. No Q2, Vettel e Hamilton diminuíram seus tempos com duas ótimas voltas.
Logo depois, com menos de dez minutos para o fim do Q2, Felipe Massa bateu em um pequeno sinalizador ao lado da pista, que ocasionou a bandeira vermelha em função do perigo que os objetos poderiam oferecer aos pilotos. Os organizadores, então, rapidamente retiraram as peças do asfalto. O brasileiro largará em sexto.
Na última etapa do treino, a briga ficou centralizada entre Vettel e Hamilton. O piloto da McLaren marcou 1min38s704, enquanto o rival estava apenas a 0s042 atrás. Com menos de um minuto para o fim do classificatório, os dois foram para a pista e o alemão fez história ao igualar o recorde de poles de Mansell nove anos atrás.