domingo, 22 de janeiro de 2012

Cruzeiro e América encaram primeiro clássico do ano como teste para o Mineiro

Jorge Gontijo / Marcos Michelin /EM/D.APress
Vágner Mancini e Givanildo Oliveira encaram o jogo como teste para o Campeonato Mineiro

O primeiro clássico mineiro da temporada 2012 será em ritmo de teste e treino. Cruzeiro e América se enfrentam neste domingo, às 17h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, visando ganharem ritmo e se prepararem para o Campeonato Mineiro. Será a primeira partida do clube celeste na temporada. Já o Coelho perdeu o jogo-treino contra o Uberlândia, na última quinta-feira, por 2 a 1.

O América estreia no Campeonato Mineiro no dia 28, contra o Democrata, às 19h30, em Governador Valadares. Já o Cruzeiro debuta no Estadual em 5 de fevereiro, na Arena do Jacaré, contra o Guarani de Divinópolis. Antes, a Raposa terá um amistoso contra o Mamoré, fora de casa.

Cruzeiro com três novidades


O Cruzeiro já está definido para encarar o América. O técnico Vágner Mancini levará a campo quatro novidades em relação ao time que terminou o Brasileiro de 2011. No meio-campo, os volantes Diego Arias e Marcelo Oliveira, contratados para esta temporada, têm escalação confirmada. Eles atuarão no setor ao lado de Leandro Guerreiro e Montillo. A lateral esquerda será ocupada por Gilson, outro novato na Toca da Raposa.

No ataque, Mancini pretende poupar Wallyson, pois o jogador retorna de cirurgia no tornozelo, que o tirou de combate deste agosto. Wellington Paulista deverá formar a dupla com Anselmo Ramon. 

“Wallyson ficou um tempo maior parado. Não queremos queimar etapas. Talvez entre com o Wellington Paulista para fazer com o Wallyson o que determinamos lá atrás, ir com calma, sem queimar etapas”, explicou Mancini.

Como Fábio e Roger estão suspensos para a primeira rodada do Campeonato Mineiro, os dois jogadores sequer viajaram para Uberlândia. Roger tem sido reserva nos treinamentos. Já o goleiro Fábio será substituído por Rafael, que tem treinado entre os titulares para ganhar ritmo. A Federação Mineira chegou a liberar Fábio para a estreia do Estadual, mas o Cruzeiro entende que o camisa 1 não tem condição de jogo.

O Cruzeiro vai a campo contra o América com Rafael, Marcos, Leo, Victorino e Gilson; Leandro Guerreiro, Diego Arias, Marcelo Oliveira e Montillo; Wellington Paulista e Anselmo Ramon.

Esboço para a estreia do Coelho

Depois de perder o jogo-treino para o Uberlândia, por 2 a 1, o América terá um teste de fogo neste domingo, diante do Cruzeiro. O Alviverde, que completa 100 anos em abril, disputará em 2012 o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.

As únicas baixas do técnico Givanildo Oliveira para o duelo contra o time estrelado são os zagueiros Anderson e Otávio e o volante Dudu. A provável escalação do Coelho deve ser: Neneca; Rodrigo Heffner, Gabriel, Éverton Luiz e Pará; Leandro Ferreira, Moisés (Gilberto), Rodriguinho e Luciano; Alessandro e Fabio Júnior.

O meia argentino Sebástian Sciorilli fica como opção no banco de reservas. O técnico Givanildo Oliveira ainda busca a formação ideal para substituir as peças que saíram no fim de 2011. Para a atual temporada, a diretoria americana teve que priorizar as contratações de laterais, para a direita e a esquerda, pois todos os integrantes da posição, que disputaram o último Nacional, deixaram o clube neste ano – Marcos Rocha, Sheslon, Gilson e Carleto.

Alguns jogadores que ganharam espaço com a conquista do Brasileiro Sub-20, como Lula, China, Kaio e Bryan, devem ganhar oportunidades no time principal no decorrer da temporada. 

Cruzeiro x América


Cruzeiro: 
Rafael; Diego Renan, Leo, Victorino e Gilson; Leandro Guerreiro, Diego Arias, Marcelo Oliveira e Montillo; Wellington Paulista e Anselmo Ramon.
Técnico: Vágner Mancini

América:
Neneca; Rodrigo Heffner, Gabriel, Éverton Luiz e Pará; Leandro Ferreira, Moisés (Gilberto), Rodriguinho e Luciano; Alessandro e Fabio Júnior.
Técnico: Givanildo Oliveira

Motivo: Amistoso
Estádio: Parque do Sabiá, em Uberlândia
Data: 22 de janeiro, domingo, às 17h
Árbitro: Igor Junio Benevenuto (FMF)
Assistentes: Helbert Costa Andrade (FMF) e Frederico Soares Vilarinho (CBF/FMF)