sexta-feira, 13 de julho de 2012

Mineirão a quase seis meses do fim saiba como estão as obras no estádio

Maquete Mineirão (Foto: Divulgação / Secopa)
                          A Foto acima é como ficará o Mineirão após a reforma.

Um dos 12 palcos das Copas das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014, o Mineirão, a quase seis meses do fim previsto das obras, entra no mês de julho com 67% dos trabalhos prontos. Segundo o Governo de Minas Gerais, o estádio será entregue, todo reformado, no próximo 21 de dezembro. No momento, o canteiro de obras está com 2.700 operários, o maior número de trabalhadores desde o início dos trabalhos. Uma das principais novidades na nova estrutura, a via que ligará o Mineirão ao Mineirinho, começou a ser construída neste mês.
Essa via, em formato de “Y”, tem dois acessos ao Mineirinho. O primeiro, mais curto, tem 100 metros de extensão. O segundo, com uma passagem por cima da Avenida Abraão Caran, tem 300. A altura que poderá alcançar 15 metros em relação à rua. A via terá ambiente seguro com guarda-corpo e vigilância privada, iluminação central, assentos e árvores. Essa estrutura deverá ficar pronta em outubro.



A estrutura da esplanada está quase pronta, com 95% das peças instaladas. Esse espaço abrigará, além de bares, restaurantes e lojas, uma área para eventos culturais e shows, com capacidade prevista para até 65 mil pessoas. Também está prevista a construção do Museu Brasileiro do Futebol.
Por dentro
Na parte interna do estádio, que terá capacidade total de 64 mil expectadores, avança a instalação das treliças de aço da nova cobertura. A arquibancada inferior está 71% pronta. O novo fosso de segurança está 90% concluído. A estrutura de banheiros e bares está com 80% dos acabamentos em reboco e piso prontos.
O cronograma de obras prevê, como próximos passos, a conclusão da entrega dos pré-moldados do canteiro de obras, e início dos trabalhos de nivelamento do gramado. Posteriormente, a drenagem começará a ser feita.
Embora o estádio fique pronto em dezembro, o primeiro jogo oficial no Mineirão deverá acontecer apenas no primeiro semestre de 2013, provavelmente pelo Campeonato Mineiro. No dia 17 de junho, acontecerá a primeira partida da Copa das Confederações no "Gigante da Pampulha".
 < essa foto ao lado é o Mineirão em obras.