sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ídolos do Cruzeiro opinam sobre possível contratação do argentino Riquelme


REUTERS/Marcos Brindicci
Astro argentino Juan Román Riquelme deixou o Boca Juniors e está na mira do Cruzeiro

A possível contratação do astro argentino Riquelme pelo Cruzeiro mexe não só com a torcida celeste, mas com ex-jogadores, ídolos celestes, que acompanham de perto o clube estrelado. Quatro deles, de diferentes gerações, foram consultados pelo Superesportes para opinar a respeito de uma hipotética vinda do craque e a maioria foi a favor da contratação.

Adílson Batista elogia
Arquivo/EM
Adílson foi ídolo no Cruzeiro

O treinador Adílson Batista, atualmente sem clube, acredita que Riquelme é um atleta que, apesar da idade avançada (34 anos), ainda pode atuar em alto nível. Ídolo da torcida celeste e ex-zagueiro da equipe, Adílson enfrentou Riquelme como treinador, na Copa Libertadores de 2008, e acabou eliminado pelo time xeneize com duas derrotas por 2 a 1, em La Bombonera e noMineirão, respectivamente.

”Acho que o Riquelme ainda pode jogar em alto nível. Se vai ser útil para o Cruzeiro ou se vai ser aproveitado, é com o Celso Roth, mas eu acho ele um belo de um jogador. É um jogador técnico, sabe se posicionar, inteligente, é um baita jogador”, disse Adílson.

Ex-Boca, ‘Rei Charles’ crê em fácil adaptação

O ex-atacante Charles vestiu a camisa celeste no início dos anos 90 e, depois de atuações de gala na final da Supercopa Libertadores de 91, sobre o River Plate, foi comprado por Maradona para jogar pelo Boca Juniors. O ex-atleta revelou à reportagem que gostaria de ver Riquelme com a camisa celeste e disse que acredita em fácil adaptação do atleta ao time.

Arquivo/EM
Rei Charles jogou no Boca
”Se eu fosse o dirigente do Cruzeiro, eu faria a contratação, com certeza. É um craque, joga muito, além disso seria uma boa tacada de marketing. Eu já joguei no Boca e tenho certeza que o Riquelme se adaptaria bem ao futebol do Cruzeiro, pois é um time mais técnico. Por isso, atletas técnicos, como o próprio Montillo, se adaptam facilmente. O futebol argentino é mais de força, até os zagueiros batem mais, isso desfavorece o futebol de Riquelme”, analisou Charles.

Dirceu Lopes é contra

Armador do Cruzeiro nos anos 60, Dirceu Lopes foi o único ídolo ouvido pela reportagem que se mostrou totalmente contra a possível vinda de Riquelme. Para ele, o investimento no jogador não valeria a pena, pois o time já tem grandes jogadores para o setor, como Montillo.

”Tenho o maior respeito por ele, pelo craque que foi, mas ele já demonstrou que não quer mais jogar futebol. Eu, particularmente, não contrataria o Riquelme, apesar de ser um grande talento. O Cruzeiro já tem este talento, que é o Montillo, os problemas do time são outros, não a camisa 10”.

Piazza olha custo-benefício

Para o ex-volante Piazza, campeão brasileiro e da Libertadores como capitão do Cruzeiro, a contratação de Riquelme só valeria a pena se o jogador viesse de graça e o time tivesse que acertar salários. Além disso, o atleta teria que estar disposto a vestir a camisa celeste mesmo em fim de carreira.

“Ele ainda joga muito, se não tiver problemas de contusões. Se for só acertar salário, ele pode vir para o Cruzeiro sim, eu contrataria. Na minha época, o prazo de validade dos atletas era menor, hoje é possível jogar em alto nível por mais tempo, a medicina está avançada, a preparação física também. Eu fui campeão da Libertadores como capitão do time em 1976 aos 32 anos e no ano seguinte, em 31 de agosto, meu contrato acabou e eu não joguei mais no Cruzeiro”.