domingo, 1 de julho de 2012

Galaxy SIII já está sendo montado na fábrica da Samsung no Brasil


O Jornal Mestre esteve na fábrica da Samsung em Manaus, e acompanhou de perto o rigoroso processo de produção de TVs, câmeras e celulares. O complexo de produção da Samsung em Manaus foi inaugurado em 2011, e é o segundo maior da empresa, ficando atrás apenas da fábrica na Coréia do Sul.
As câmeras e celulares estavam proibidas, por isto não temos imagens, mas deu para ver que os lançamentos da CES 2012 como as novas SmarTVs já estão sendo feitos por aqui, sem falar no recém-chegado Galaxy SIII, que já sendo montado em uma linha de produção.
Vista aérea da fábrica da Samsung em Manaus (Foto: Divulgação)Vista aérea da fábrica da Samsung em Manaus (Foto: Divulgação)
 “A logística precisa ser muito bem planejada, pois são cerca de 25 mil SmarTVs e monitores sendo produzidos todos os dias, além de muitos outros produtos”, conta a engenheira responsável por ser nossa guia durante a visita. O processo de produção é “Just in time”, onde as peças entram de um lado, passam por uma sequência dentro da fábrica e saem do outro direto para caminhões que enviam a produção para o porto de Manaus, eliminando a necessidade de um estoque.
As câmeras só são permitidas na entrada da fábrica (Foto: Nick Ellis)As câmeras só são permitidas na entrada da fábrica (Foto: Nick Ellis)
A visita começou no setor de placas-mãe, em uma linha de produção totalmente automatizada com máquinas importadas da Coréia do Sul, onde a placa virgem entra de um lado e sai no final da linha com todos os componentes aplicados e a programação inserida. O processo tem várias etapas desde a colocação de componentes em adesivos, depois recebendo uma pasta de solda até a colocação de componentes maiores, tudo com checagem imediata feita através de câmeras.
A próxima etapa da visita foi o setor de telas para SmarTVs e monitores. Em um ambiente totalmente isolado, funcionários da Samsung aplicam as luzes LED que fazem parte da maioria dos monitores da empresa. Tivemos a visita do funcionário padrão, um robô que transporta materiais seguindo um caminho programado entre um determinado ponto e outro, com sensores que o impedem de atropelar alguém ou bater em qualquer obstáculo no caminho.
A sensação de estar em uma fábrica de verdade veio na próxima etapa da visita, onde conhecemos o processo de criação do plástico com borda transparente e parte interna vermelha usado nos monitores e TVs da Samsung, com grandes máquinas que podem ser ajustadas dependendo do tamanho e modelo que está sendo feito.
A seguir, o momento da provação, no setor de teste de qualidade. Os aparelhos são submetidos a simuladores de vibração e movimento, para avaliar o desempenho na viagem de transporte, e também de queda, que varia de altura de acordo com o peso do objeto. Uma câmera fechada também é usada para analisar a influência da temperatura sobre os produtos, com temperaturas que podem variar entre de 80 a -10 graus. Os responsáveis pelos testes explicam que depois que são avaliados, estes produtos não são vendidos para o cliente, e sim para os próprios funcionários da fábrica.

A Samsung demonstra com seu complexo de produção em Manaus que está disposta a investir o que for preciso para produzir com agilidade no Brasil os mesmos produtos que vende no exterior. Esperamos que isto também signifique uma redução nos preços cobrados pelos produtos produzidos ou montados por aqui, como as SmarTVs e smartphones como o Galaxy S III.
A próxima parada foi na linha de montagem das câmeras, celulares, smartphones e tablets. Não vimos os tablets, mas ao chegar na linha de smartphones, lá estava ele, o Galaxy SIII, sendo montado e embalado aqui no Brasil, surpreendendo até mesmo a guia da visita.