sexta-feira, 6 de julho de 2012

Falha faz App Store oferecer atualizações com defeitos

A App Store está passando por um problema jamais visto na história da loja. Desde a última quarta-feira (4) parte das atualizações disponibilizadas nas lojas de aplicativos do iOS e doMac OS estão sendo publicadas com defeito. Uma parcela dos usuários que baixaram os updates nas últimas 24 horas estão reclamando que os apps travam ou sequer são abertos depois de atualizados.
App Store está atualizando alguns aplicativos com arquivos corrompidos (Foto: TechTudo/Marlon Câmara)App Store está atualizando alguns aplicativos com arquivos corrompidos (Foto: TechTudo/Marlon Câmara)
De acordo com Marco Arment, o criador do Instapaper - um dos aplicativos afetados -, o problema está na Apple, ou mais especificamente no elemento responsável por proteger os aplicativos contra cópias piratas. Arment diz que a loja está disponibilizando atualizações com defeitos, que são bem diferentes dos arquivos originais enviados por ele. Ele entrou em contato com a companhia da maçã avisando do problema e parece ter resolvido, apesar da empresa não esclarecer qual foi exatamente o erro.
Segundo o desenvolvedor de outro dos aplicativos afetados, o alcance do bug ainda é bem pequeno, mas chegou a fazer algum estrago. Denys Zhadanov, da empresa criadora do Scanner Pro, disse que 105 mil pessoas baixaram a atualização para a versão 4.1 do programa e cerca de 5% deles tinham baixado uma versão corrompida.
Além de lidar com a falta de resposta da Apple, os desenvolvedores tem um outro problema: as avaliações dos seus usuários. Como aqueles que foram afetados pelos travamentos estão reclamando muito na loja, a quantidade de avaliações negativas pode fazer com que um bom aplicativo seja rebaixado do ranking e, consequentemente, vir a ter menor destaque na App Store.