sábado, 5 de maio de 2012

Ex-cruzeirense Fidel Martínez é destaque do Deportivo Quito na Libertadores


AFP PHOTO/Rodrigo BUENDIA
Fidel Martínez é destaque do Deportivo Quito na boa campanha na Copa Libertadores

O mundo da bola constantemente revela histórias de jogadores preteridos que viraram estrelas em outro clube. É o caso do atacante Fidel Martínez, de 22 anos, destaque do Deportivo Quito na Copa Libertadores da América e dispensado do Cruzeiro em 2010.

O atleta marcou um dos gols da goleada por 4 a 1 sobre o Universidad de Chile, nessa quinta-feira, e teve atuação de gala na partida, pelas oitavas de final da competição. A imprensa equatoriana apelidou Fidel de “Neymar” do time, tanto pelo corte de cabelo quanto pela habilidade diferenciada. 

Fidel chegou ao Cruzeiro em 2008 e foi integrado às categorias de base. Com futebol refinado, conquistou dois torneios na Holanda e alimentou expectativas na diretoria de estourar na equipe profissional. Enderson Moreira, treinador do equatoriano em sua primeira temporada na Toca, relembra que Fidel era uma das referências do time em campo.

Cruzeiro/Divulgação
Jovem Fidel no Cruzeiro
”Ele chegou muito bem conosco, fazia muitos gols, tinha bom porte físico, boa estatura, era muito técnico e muito inteligente também. Foi destaque nas conquistas dos dois torneios que disputamos na Holanda em 2008”, explicou Enderson.

Com a saída do treinador, porém, Fidel acabou caindo de produção. À época, o jogador chegou a ser aproveitado em posições mais recuadas com o treinador Laelson Lopes e passou a ser visto negativamente pela diretoria depois da chegada do técnico Eugênio Souza.

Dimas Fonseca, ex-diretor de futebol celeste, comandava a base do clube na época de Fidel. Segundo o dirigente, o motivo da rescisão de contrato do jogador foi a queda de produção, aliada à vida extracampo. Em 2008, o jovem atacante era amparado pelo zagueiro equatoriano Espinoza em Belo Horizonte, que foi uma espécie de padrinho de Fidel no clube e na cidade. O defensor, porém, deixou o Cruzeiro no fim daquele ano.

”Ele chegou muito bem ao Cruzeiro, estava arrebentando na base. Mas, depois, se envolveu demais com noitadas e mulheres. Passou a ser reserva na equipe júnior e não jogava mais nada”, relembra Dimas Fonseca.

”Ele chegou ao ponto de, em um clássico contra o Atlético, no Independência, ter uma atuação completamente ridícula. O Cruzeiro perdeu por 4 a 1 e o Fidel jogou extremamente mal. Nós rescindimos o contrato dele pela queda brusca de produção”, completou o ex-dirigente.

Fidel Martínez já marcou três gols na atual Copa Libertadores da América. O Deportivo Quito abriu larga vantagem sobre o Universidad de Chile no mata-mata (4 a 1) e deve se classificar para as quartas de final, para enfrentar Cruz Azul ou Libertad.