sexta-feira, 13 de abril de 2012

Messi Perto de Pelé

Messi possui média de 1,2 gol/jogo pelo Barcelona e de 0,71 pela Argentina
A saga de Lionel Messi em busca de novos recordes ganhará mais alguns capítulos nas próximas semanas. Pelas médias que vai ostentando, o próximo passo do argentino será o de se tornar o maior goleador em uma única temporada do futebol europeu. O dono da marca atual é Gerd Müller, autor de impressionantes 67 tentos pelo Bayern Munique em 1972/73. Depois do gol anotado no início da semana, contra o Getafe, o camisa 10 do Barça chegou aos 61 gols em 51 partidas.
Messi poderá fazer mais dez jogos nesta temporada, caso o Barcelona também chegue à final da Liga dos Campeões. Se mantiver a média de 1,2 gols por jogo, o argentino ultrapassará Müller com sobras, chegando aos 73 tentos. Obviamente, com um clássico e (talvez) três partidas decisivas da Champions pela frente, os números tendem a cair. Mesmo assim, o recorde parece questão de tempo.
E, com o ritmo que Messi vai ostentando, até Pelé terá de botar as barbas de molho. O Rei possui o atual recorde mundial de gols em uma única temporada, contando também aqueles marcados com a camisa da seleção. Levando em conta o formato do calendário do futebol brasileiro, de janeiro a dezembro, o atacante balançou as redes 77 vezes em 1958 – somente em partidas oficiais.
Com os jogos da Argentina, Messi já tem 66 gols na temporada 2011/12. Faltariam apenas 11 gols para passar o Rei. Considerando que o atacante pode fazer de nove a onze partidas (as nove ou dez do Barcelona, mais um jogo em junho pela seleção argentina, contra o Equador em casa pelas eliminatórias), bastaria manter a média acima de 1 gol por jogo para superar o recorde de Pelé.
Isso não colocará Messi como maior ou melhor que o Rei. Mas apimentará ainda mais as discussões.