domingo, 8 de janeiro de 2012

Candidato sofre convulsão durante a prova da Fuvest

Um candidato do vestibular da Fuvest sofreu uma convulsão durante a prova deste domingo (8) em uma sala de aula do campus Villa Lobos da Universidade Mogi das Cruzes, segundo a coordenação de prova dos fiscais da Fuvest. Ele foi retirado da sala e, depois de um tempo de repouso, retomou a prova.
O estudante teve convulsões após um dos candidatos da sala reclamar da presença da imprensa no local que teve, por instantes, a entrada liberada pela assessoria de imprensa da Fuvest para fazer imagens.
De acordo com Leonidas de Oliveira Brandão, coordenador da Fuvest no campus, o estudante sofre de epilepsia e não teria tomado remédio neste domingo. Ele sofreu convulsão durante a prova. O rapaz foi retirado do local da prova e ficou se recuperando em uma sala isolada, mas não foi levado ao médio.
Após se restabelecer, o rapaz decidiu voltar para a sala e terminar a prova. A coordenação da prova pediu para a Fuvest dar um tempo extra para o candidato e para os demais da sala onde ele iniciou o exame. O tempo regulamentar do exame termina às 17h.
G1 vai trazer a resolução das questões feitas por professores dos cursinhos Etapa, Objetivo, Anglo e Oficina do Estudante na noite deste domingo.
Candidatos fazem prova da segunda fase da Fuvest em sala de aula da UMC Campus Villa Lobos (Foto: Flavio Moraes/G1)Candidatos fazem prova da segunda fase da Fuvest em sala de aula da UMC Campus Villa Lobos (Foto: Flavio Moraes/G1)
A participação política foi o tema da redação do vestibular a Fuvest aplicada neste domingo (8), segundo candidatos que deixaram o local de prova a partir das 15h. O tema foi apresentado com três textos em prosa, um texto em verso e uma tirinha do cartunista Adão Iturrusgarai publicado no jornal "Folha de S. Paulo" em 2011. Ainda segundo os estudantes, um dos textos tratava da origem da palavra "idiota".
Além da redação, os candidatos tiveram de responder a dez questões dissertativas de português. Foram seis questões de interpretação de textos e outras quatro sobre quatros dos nove livros de leitura obrigatória da Fuvest: "A cidade e as serras", de Eça de Queiroz; "Dom Casmurro", de Machado de Assis; "Memórias de um sargento de milícias", de Manuel Antônio de Almeida; e "Capitães de areia", de Jorge Amado.
"Não foi uma prova que causasse demora. Os textos não eram longos e mais da metade das questões não exigia leitura prévia", disse Erick Ozaki, de 20 anos, que presta para ciências da computação.
Candidata faz prova da segunda fase da Fuvest (Foto: Flavio Moraes/G1)Candidata faz prova da segunda fase da Fuvest
(Foto: Flavio Moraes/G1)
Provas até terça
Em todos os dias, os portões para ingresso dos candidatos serão abertos às 12h30 e serão fechados às 13h. Não serão permitidos retardatários. Os vestibulandos só poderão deixar o local de exame a partir de 15h.
A seleção da segunda fase inclui três provas analítico-expositivas, obrigatórias para todos os candidatos. Cada um dos exames vale 100 pontos.
A segunda prova, que será aplicada na segunda-feira (9), é constituída de 16 questões, de igual valor, sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do ensino médio (história, geografia, matemática, física, química, biologia, inglês). Neste dia, o candidato também encontrará questões interdisciplinares.
A terceira prova, de terça-feira (10), é formada por 12 questões, de igual valor, de duas ou três disciplinas, a depender da carreira escolhida. Se forem duas disciplinas, serão seis questões em cada uma delas. Se forem três disciplinas, serão quatro questões em cada uma delas.
Algumas carreiras exigem também uma prova de habilidades específicas, como parte da segunda fase, com peso dois. Antecipada ou não, esta prova é realizada em um ou mais dias, conforme a carreira, e também vale 100 pontos.
A lista de aprovados sai em 4 de fevereiro, e as matrículas devem ser feitas em 8 e 9 de fevereiro.