domingo, 18 de dezembro de 2011

Governador Valadares tem Olho Vivo para reduzir criminalidade

Programa começa a funcionar nesta quinta-feira (15), depois de inaugurado o local onde funcionários cedidos pela Prefeitura farão monitoramento do Centro e do Carapina 24 horas por dia
A cidade de Governador Valadares já conta com o Programa Olho Vivo – sistema de câmeras de videomonitoramento para reduzir os índices de criminalidade. Depois de quase 18 meses da assinatura do convênio, o programa, fruto de parceria entre Prefeitura e governo do Estado, começa a funcionar hoje (15). O funcionamento do programa dependia da inauguração da sede da Região Integrada de Segurança Pública (RISP), local onde trabalharão de forma integrada bombeiros, policiais civis e militares. A inauguração aconteceu esta manhã e, agora, as 54 câmeras de videomonitoramento instaladas no Centro e no bairro Carapina já registram todo o movimento desses locais. Para o evento de inauguração, além da anfitriã – a prefeita Elisa Costa – estiveram presentes a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, os chefes da Polícia Militar/MG, coronel Renato Vieira, da Polícia Civil/MG, Jairo Léllis, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros/MG, coronel Silvio Melo, entre outras autoridades.
Renata Vilhena ressaltou a importância da inauguração da RISP para Governador Valadares, que também significa mais segurança com o programa Olho Vivo. Além disso, a secretária de Estado parabenizou a prefeita Elisa pelo trabalho à frente da Prefeitura. “Quero parabenizar a prefeita Elisa Costa pela parceria e por esse jeito inteligente e moderno de fazer política independente de partidos e em prol da população”, disse a secretária, assumindo que a situação de Governador Valadares ainda é crítica quando o assunto é criminalidade e drogas e que, com a RISP e o Olho Vivo, a cidade terá uma redução da violência.
A prefeita destacou as ações em que o município está trabalhando, desde 2009, para prevenir e combater a violência, mesmo que esta responsabilidade seja, de fato, do governo do Estado. “Mesmo cientes de que, constitucionalmente, a segurança pública é de responsabilidade do Estado, entendemos que a violência é uma situação tão ampla e complexa, que é necessária a união de todas as forças vivas da sociedade para ser enfrentada com seriedade e urgência. Por isso, implantamos em 2009 a Coordenadoria Municipal de Defesa Social, elaboramos e estamos executando o Plano Municipal de Segurança Cidadã, agora estendido para toda a cidade, e implantamos uma dos maiores instrumentos de prevenção e combate à violência: a Escola em Tempo Integral para todos os nossos 24 mil alunos da rede municipal. Isto é dar oportunidade porque trabalhamos e acreditamos que dias melhores virão”.
O chefe da Polícia Militar em Minas, coronel Renato Vieira, reforçou a fala da prefeita Elisa, afirmando acreditar que dias melhores virão para Governador Valadares. “Quero agradecer à prefeita Elisa Costa que sempre é nossa parceira e pela contribuição significativa para a consolidação do Olho Vivo”, disse.
Olho Vivo
Com a implantação do Olho Vivo, a expectativa do programa é reduzir em 40% os crimes violentos contra a pessoa e o patrimônio, 50% nos furtos a transeuntes, 50% nos arrombamentos a estabelecimentos comerciais e veículos, e aumento de 50% na prisão de autores de furtos e roubos nessas áreas. O convênio assinado pela Prefeitura e governo do Estado tem duração de 10 anos, com investimento de implantação de R$ 4,5 milhões, sendo 10% de contrapartida do município, além do custeio, pela Prefeitura, de 42 funcionários para o funcionamento do programa.