segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Campeões de 71: 40 anos depois, eles continuam absolutos na história do Galo

Arquivo EM DA Press
Clique e veja a galeria de fotos da conquista histórica do Atlético no Brasileirão de 1971

Quarenta anos se passaram desde o gol de Dario no confronto final do triangular decisivo do Campeonato Brasileiro de 1971, contra o Botafogo, no Macaranã. Essas quatro décadas não foram suficientes para desbancar os comandados de Telê Santana. Até hoje eles estão imponentes e absolutos na história do Galo. São os únicos campeões brasileiros com a camisa alvinegra. O peso da conquista de 71 é ainda maior levando-se em conta que trata-se do único e mais expressivo título nos 103 anos do clube.

Não faltaram chances para o Atlético eliminar essa incômoda escrita. Da mesma maneira que encheu os torcedores de esperanças, o Atlético afundou seus seguidores em frustrações. Desde 1971, foram 14 oportunidades de chegada na briga pela taça, com o time entre os quatro primeiros colocados.

Arquivo EM DA Press
Oldair ergue a taça de 71
Nesses quarenta anos, nem mesmo a fantástica geração de Reinaldo e Toninho Cerezo alcançou a glória. Para ela, o destino reservou dois vice-campeonatos nacionais, em finais históricas do Brasileirão.

Se em 1977, o Galo contava com uma equipe bem superior à do São Paulo, campeão na disputa por pênaltis diante de um Mineirão lotado, em 1980 o Brasil viu em campo dois times fantásticos disputarem a taça. Melhor para o Flamengo de Zico, que derrotou o Atlético de Reinaldo por 3 a 2 no Maracanã.

“A equipe que tínhamos era preparada para ser campeã. Se você fizer um levantamento, vai ver que nosso aproveitamento foi superior a 70% nos dois campeonatos”, lamenta Cerezo, hoje treinador do Vitória.

Em 1999, a conquista voltou a escapar do Galo. Com um elenco menos brilhante, mas com jogadores marcantes como Marques e Guilherme, o Atlético chegou à decisão e foi superado pelo Corinthians.

A última participação na briga pelo troféu foi em 2001, na lamentada eliminação para o São Caetano na semifinal. Depois disso, o Alvinegro passou a maltratar seus fanáticos torcedores, brigando frequentemente contra o rebaixamento, vexame não evitado em 2005.

Neste especial, você vai relembrar a histórica campanha do Atlético em 1971, os jogos, os protagonistas e os bastidores da caminhada que terminou com o gol de Dario, aos 18 minutos do segundo tempo do confronto com o Botafogo. Personagens dos vice-campeonatos também vão relatar o que faltou ao Galo para ter evitado o maior jejum de título do Campeonato Brasileiro entre os grandes clubes do país.